top of page
Buscar
  • Foto do escritorArthur & Vidal Agência

CONTROLE DE CAIXA: O coração financeiro da empresa





E aí, meus queridos!

Papai Hennão pintou na área, com o coração cheio de amor!

Hoje o papo é sobre a gestão financeira da sua empresa. Ter esse controle absoluto é essencial para o futuro das negociações, assim como para manter saudável e rentável o relacionamento com seus clientes e parceiros.

A boa gestão das contas a receber auxilia na sustentabilidade do seu negócio, já que o coração financeiro de uma empresa está no seu controle de caixa.

Chega mais! Bora aprender mais um cadim!


Entenda como funciona, na prática, o passo a passo de como organizar as contas a receber. Caso não seja bem administrada, essa tarefa pode colocar tudo a perder!


FAÇA O LEVANTAMENTO

Apure os valores e datas de vencimento dos seus recebimentos. É essencial manter um registro atualizado de suas contas a receber, seja por planilhas ou sistemas de gestão.

Tenha uma projeção do valor necessário para pagar as obrigações financeiras da empresa.


ORGANIZE O FLUXO DE CAIXA

Ao organizar suas datas, você tem um fluxo de caixa montado. Assim, sabe quanto terá de saldo ou déficit para honrar seus compromissos.

Lembre-se de que as contas a receber sempre precisam estar relacionadas com as contas a pagar, para projetar seu fluxo de caixa.


ATUALIZE O CADASTRO

Mantenha sempre atualizados os dados cadastrais dos seus clientes. Crie um banco de dados com CPF, CNPJ, endereço, telefone, e-mail, e demais informações.


ENVIE AS COBRANÇAS COM ANTECEDÊNCIA

Você pode ter um funcionário que se dedique à cobrança e a faça com antecedência, com total diplomacia e tato. Para tanto, é necessário que esse profissional esteja preparado e munido dos melhores argumentos. Ele deve conseguir reter o cliente, sem causar desgaste.


OFEREÇA OPÇÕES PARA PAGAMENTO

É recomendável que você ofereça a opção de pagamento via cartão de crédito. Essa tática é ótima e eficiente para reduzir o seu índice de inadimplência. A cobrança automática facilita a vida do cliente.


DÊ DESCONTOS PARA PAGAMENTO ANTECIPADO

Esse é um método que funciona sempre, e instiga os clientes a pagarem antecipadamente. Nesse sentido, você pode oferecer um desconto na fatura seguinte ou até mesmo um brinde.


ENTRE EM CONTATO COM OS CLIENTES INADIMPLENTES

Ofereça uma negociação justa e clara. Ela deve ser boa para ambas as partes!

Dica: você pode propor a mudança da forma de pagamento, o congelamento de juros e mora diária, a redução do valor ou o parcelamento da dívida.

Converse com seu cliente e o ouça também, para que a negociação seja satisfatória e direta.


USE UM SISTEMA DE GESTÃO

Convém utilizar um bom sistema de gestão financeiro, que ajudará a controlar as contas a pagar e receber, além do fluxo de caixa, gerando diversos relatórios e monitorando os pagamentos.

Assim, você tem a lista de clientes adimplentes e inadimplentes, bem como evita erros de digitação ou de fórmulas equivocadas.


Este conteúdo foi extraído do blog Omie.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page