top of page
Buscar
  • Foto do escritorArthur & Vidal Agência

CULTURA DE EXCELÊNCIA



Bom dia, moçada!

Cheguei na área e o papo é reto: a sua liderança, no cotidiano corporativo, deve ser:

  • COLABORATIVA

  • FOCADO

  • INSPIRADORA

Esses e outros atributos compõe aquilo que chamamos de Cultura de Excelência — você deve sempre buscá-la. E nunca abrir mão.

Tá gostando? Então cola comigo, meus fiii!


MÁXIMA VOLTAGEM

De autoria do jornalista David Cohen, o livro Cultura de Excelência relata trajetórias de jovens empreendedores e traz algumas valiosas lições sobre gestão.


1. Tenha garra

Para atingir a excelência, é preciso ser obstinado em seus esforços, mesmo quando encontrar obstáculos. Afinal, estar sempre um pouco insatisfeito nos leva à ação, ao trabalho e, consequentemente, ao resultado.


2. Seja protagonista

Atue sempre com espírito de liderança, independente do cargo que ocupa. Se é liderado por alguém, tenha espírito de dono e proponha caminhos.

Se está liderando, faça isso pelo exemplo, promovendo a autonomia do time. Sempre assuma suas responsabilidades e tenha foco.


3. Busque estar perto de pessoas melhores que você

Ao invés de se sentir ameaçado por pessoas com habilidades superiores, conte com isso para crescer. Afinal, se não há ninguém para tomar o seu lugar, você pode ficar estagnado a ele: quem não pode ser substituído, também não pode ser promovido.


4. Seja ético em tudo o que faz

Relações de confiança são construídas com transparência e integridade. Lembre-se de que atalhos morais acabam levando a becos sem saída.


5. Amplie suas habilidades

Não ter embasamento sobre determinado assunto não é motivo para não fazer algo. Pelo contrário: é o primeiro passo para ampliar suas habilidades. É fazendo que se aprende!


LIDERANÇA ADAPTATIVA

Para o pesquisador Ronald Heifetz, da Universidade de Harvard, que fundou o Center for Public Leadership, a liderança é fruto da prática contínua, em todo e qualquer nível organizacional.


No livro Liderança adaptativa, de sua autoria, ele se aprofunda em alguns atributos que devem ser apropriados pelos empreendedores:


CORAGEM O líder precisa ter um profundo senso de propósito e capacidade de aprender publicamente. Não se pode ter vergonha de aprender em público. É preciso entender que o trabalho adaptativo exige tentativa e erro.


DISCIPLINA A capacidade de parar para refletir no meio da ação exige disciplina psicológica e emocional, e uma paixão por fazer a diferença no mundo, não apenas avançar nele.


EMPODERAMENTO As pessoas em posições altas devem fazer as melhores perguntas ao invés de oferecer todas as respostas – e encorajar e proteger as pessoas que fizerem perguntas difíceis.


ESFORÇO GENUÍNO Mesmo num trabalho de faculdade ou em uma organização pequena, você pode se esforçar para genuinamente motivar a equipe e levá-la ao topo junto com você. Sem alardes, e sempre disposto a ouvir e aprender.

Eis algumas atitudes cotidianas relacionadas com a formação de um líder excelente:

Escutar Escute diversos pontos de vista antes de tomar as decisões

Valorizar Valorize a tarefa de cada membro da equipe para chegar aos resultados

Responsabilizar-se Chamar para si a responsabilidade de algum fracasso da equipe, mesmo que a culpa não seja sua

Enaltecer os outros Evitar falar de si próprio, e utilizar exemplos de outras pessoas da equipe


Este conteúdo foi extraído do portal NaPrática.org.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page