Buscar
  • Henne Danif

GESTÃO DE CRISE - Transforme problemas em Oportunidades



Opa! E aí, moçada? Tudo beleza? Sem crise?

Tô chegando para passar uma fita importantíssima para vocês, meus fiii!

As crises são momentos complicados, de enorme pressão, nos quais a reputação da empresa pode estar por um fio.

Mas você pode se planejar para enfrentar os perigos do caminho — e aproveitar as oportunidades que podem surgir.

Vem comigo, sô!


JOGO DE XADREZ

A Gestão de Crise não pode ser deixada de lado, ainda que seu negócio seja de pequeno porte. Saiba como se organizar para lidar com esse perigo:


1. IDENTIFIQUE AS AMEAÇAS

O primeiro passo é entender o que pode impactar a empresa negativamente. Assim, é possível mapear os pontos fortes e fracos da marca, e traçar estratégias que solucionem essas brechas.

2. MONTE UMA EQUIPE DE ENFRENTAMENTO

Quando surge uma crise, o tempo de resposta é o diferencial. Por isso, escalar uma equipe responsável e colocar em prática o que foi alinhado pode ser a chave para sair do centro do furacão.

Um time alinhado com os ideais da marca, que domine o plano de gestão de crise e que saiba usar os canais de comunicação de forma estratégica é, com certeza, parte essencial na engrenagem que mantém a reputação da empresa impecável.

3. ANTECIPE AS RESPOSTAS

O cuidado com as respostas num momento de crise deve ser redobrado. Ao desenvolver um plano de ação, alinhe com a missão, os propósitos e os objetivos da empresa.

Elenque as mensagens centrais que vão nortear as notas de esclarecimento, as entrevistas, os comunicados para stakeholders e as publicações nas redes sociais.

4. DE OLHO NAS MÍDIAS

Conhecer o que o público e a imprensa dizem sobre a sua empresa é uma das etapas mais importantes da gestão de crise.


O monitoramento de mídia, tanto das redes sociais quanto de jornais, não pode ser ignorado.

Quando o cenário está crítico, esse monitoramento se torna uma ferramenta fundamental na definição das estratégias e no acompanhamento da situação.

É possível contar com o apoio de tecnologias que automatizam a coleta, a organização e a estruturação de grandes volumes de dados noticiosos e sociais.


5. APRENDA COM OS ERROS

Entrar em uma situação de crise e continuar perseverando até o final não é tarefa fácil. Por isso, é importante ter consciência que, por mais complicada que uma situação seja, ela é passageira.

Perseverar é saber que, após uma crise de imagem, existirá um oceano de oportunidades e novas ideias a caminho. Então desenvolva suas estratégias, alinhe o seu time, tenha foco no objetivo e siga em frente.

Este conteúdo foi extraído do portal Endeavor.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo