top of page
Buscar
  • Foto do escritorArthur & Vidal Agência

PARA ESCALAR A SUA EMPRESA: 7 PASSOS PARA ESCALAR O SEU NEGÓCIO



Bora falar mais um cadim sobre escalabilidade, meus fiii?

Esse conceito se refere à possibilidade de expandir o negócio e aumentar a receita, sem ter que aumentar os gastos na mesma proporção.

É possível tornar qualquer negócio escalável, bastando aplicar algumas estratégias eficazes.

Separei 7 dessas estratégias procês!


Vem com o Papai Hennão sô!


1. CONSTRUA REDES DE RELACIONAMENTO


Trata-se de ampliar o networking. Nesse caso, o networking refere-se especialmente, aos parceiros em geral, que podem ser outros profissionais e outras empresas.


É possível, por exemplo, ter freelancers subcontratados para um determinado projeto. Trata-se de subcontratação, pois não haverá vínculos trabalhistas, nem os encargos advindos deles. Ou seja, os custos serão menores!


2. COMUNIQUE E COLABORE


Para escalar seu negócio, a comunicação com clientes, funcionários e profissionais subcontratados é fundamental. Todos devem falar a mesma língua.


A colaboração é um requisito para o gestor que deseja manter boas parcerias. Colaborar é saber ensinar, saber ajudar, engajar-se com sua equipe e sempre trabalhar em parceria — e não como se fosse melhor que os outros, como se sua função fosse somente dar ordens.


3. DESENVOLVA SEU SISTEMA DE TRABALHO


Assim que se habituar à rotina do trabalho, dê início à elaboração de seus processos. A rotina envolve o planejamento e a execução de projetos, bem como a montagem de equipes.


A metodologia das operações deve ser simples, permitindo a identificação de padrões e o agrupamento em processos de fácil compreensão e execução. É importante gerenciar riscos, prestando atenção a tudo aquilo que pode criar problemas.


4. SEJA UM CLIENTE DE SEUS PARCEIROS


O que você espera de um bom cliente? Faça o mesmo com seus parceiros! No que se refere ao pagamento, faça de tudo para pagar em dia, pois isso é estimulante para o colaborador.


5. TERCEIRIZE A MÃO DE OBRA


Terceirizando a mão de obra, o gestor consegue ampliar o potencial e as perspectivas da empresa sem ter gastos elevados.


É possível subcontratar profissionais autônomos para ajudar no desenvolvimento de diferentes projetos. E existem diferentes serviços que podem ser terceirizados, especialmente aqueles relacionados às atividades-meio, como limpeza, contabilidade, atendimento e segurança.


6. CONSTRUA UMA BASE SÓLIDA DE CLIENTES


Os primeiros clientes são os mais difíceis de conquistar. É necessário, portanto, mostrar ao público consumidor que sua solução funciona e vale a pena ser adquirida.


O gestor tem o dever de tratar bem seus clientes de modo a cativá-los. É mais barato fidelizar do que captar clientes. Em alguns casos, poucos clientes que compram com frequência podem até ser mais lucrativos que uma quantidade exagerada de clientes rotativos.


7. MEÇA RESULTADOS E CORRIJA FALHAS


O gestor que pretende escalar seu negócio precisa pesquisar o mercado e conhecer a fundo o ramo em que atua, pois assim evitará surpresas desagradáveis.


É importante simular situações e preparar-se para elas. Medir os resultados e o desempenho também é uma forma de avaliar, com equilíbrio, o rumo que as coisas estão tomando. Assim, as falhas serão identificadas e você poderá corrigi-las o mais rapidamente possível.


Este conteúdo foi extraído do Portal Belluno.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page