top of page
Buscar
  • Foto do escritorArthur & Vidal Agência

PLANO DE NEGÓCIOS: faça a coisa certa e decole




E aí, pessoal! Papai Hennão pintando na área mais uma vez!

O papo de hoje é sobre o Plano de Negócios — um dos grandes aliados do planejamento empresarial.

Ele pode ter várias caras e formatos! Ultimamente, tem ganhado atratividade para novos públicos, e segue respondendo às perguntas sobre o que precisa ser feito para a empresa decolar.

Bora aprender mais um cadim, meus fiii!


O QUE É UM PLANO DE NEGÓCIO?

Um bom Plano de Negócios é aquele que responde perguntas sobre como a empresa está organizada, sobre seus clientes, fornecedores, e ainda sobre as estratégias que poderão ser utilizadas para ganhar mercado e manter o negócio em um bom patamar.


SAIA DA ÓRBITA

O Plano de Negócios sempre é proporcional ao tamanho do seu negócio e aos desafios a que você está se propondo. Um Plano de Negócios consistente deve ter pelo menos as seguintes etapas:

1. Sumário executivo

O sumário executivo é a primeira parte do seu Plano de Negócio, mas a última a ser elaborada. Nele, você vai resumir:

· a descrição do seu empreendimento

· o diferencial no mercado

· a missão do seu negócio

· a descrição do perfil dos empreendedores e dos empregados

· quais serão os produtos, serviços e os principais benefícios

· quem são os seus potenciais clientes

· a localização – se existir uma sede física

· qual o investimento total

· a forma jurídica

· o enquadramento tributário


2. Análise de Mercado

Com a Análise de Mercado, você vai entender quem são seus clientes e como está a concorrência. Esta é uma das partes fundamentais do seu planejamento e da sua pesquisa.


3. Análise da concorrência

É muito importante ficar de olho nos concorrentes. Um passo importante nessa análise é verificar os pontos fortes e fracos — e comparar com o que você está planejando para o seu empreendimento.

4. Análise de fornecedores

Os seus fornecedores são aqueles que darão o aporte de matéria prima ou serviços necessários para o funcionamento do seu negócio.

Pesquise e avalie as melhores opções, entenda o momento e capacidade de cada um e estabeleça uma relação próxima, de forma que você tenha sempre prioridade e boas negociações.

5. Plano de marketing

O Plano de Marketing vai dar objetividade ao seu negócio. É nele que você descreve as suas entregas. Ainda no plano de marketing você detalhará a estratégia de venda dos seus produtos e como você planeja fazer com que ele chegue até os clientes.


6. Plano operacional

Nessa parte, você descreve como o seu negócio vai funcionar no dia a dia, e vai demonstrar os passos necessários para a venda do seu produto ou para a prestação de serviço.

Na prática, você vai responder à seguinte pergunta: Quanto eu consigo vender em um determinado período?

7. Plano Financeiro

No plano financeiro você vai incluir tudo que envolve dinheiro, despesas, investimentos e capital de giro. Repense no custo de tudo que você já escreveu até agora: matéria-prima, fornecedores, equipamentos, estabelecimentos físicos, domínios e hospedagem de lojas online, salários, marketing etc. Com o Plano Financeiro, você terá uma noção do investimento total do seu empreendimento.


Este conteúdo foi extraído do Portal Contabilizei.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page