Henne Danif
UNI-DUNI-TÊ ESCOLHA BEM SEU INVESTIDOR
Atualizado: 14 de mai. de 2022

Alô minha gente! Tio Hennão na área para ajudar vocês a crescerem fortes e com sucesso! O papo de hoje é sobre a escolha do investidor — que, definitivamente, não é brincadeira.
Você deve ter em mente que o investidor é como um sócio na empresa, e a relação com ele será longa. Por isso, ele deve ser escolhido com cuidado. Veja seu histórico de investimentos, converse com outros parceiros e aprenda o máximo possível.
Cola comigo que sua trajetória será doce e divertida, meus fiii!
ENTRE NA RODA
A princípio, não use o telefone nem o e-mail para acionar um potencial investidor — o melhor é contar com o networking! Veja, na sua rede de contatos, quem pode te recomendar ou apresentar um investidor. As chances conseguir uma reunião serão muito maiores!
Crie uma planilha com todos os investidores e as informações relevantes sobre eles. Ela te guiará no relacionamento com cada um.
PECINHA POR PECINHA!
Estes são alguns dos critérios importantes na escolha do investidor:
experiência no setor de atuação
conhecimento técnico ou de negócios
quantas e quem são as pessoas do time
tamanho do fundo
portfólio
proximidade de localização
Com esses critérios definidos, estude sobre os fundos e os investidores. Assim, você terá clareza de quem são os atores com quem você deseja se relacionar, e quais você já pode descartar.
Entenda, registre e conheça as características de cada um deles antes de abordá-los. Isso vai garantir mais eficiência no processo, sem desperdiçar seu precioso tempo!
CONTE ATÉ TRÊS…
A cada 50 contatos que você acionar, 20 responderão, 10 marcarão uma reunião, e 2 ou 3 irão se interessar pela sua empresa…
Por causa disso, é bom estipular uma data final para sua captação — ou o processo pode se arrastar indefinidamente.
Alguns investidores, apesar de interessados no seu negócio, costumam aguardar, até ter certeza. Quando seu prazo final chegar, os investidores interessados terão que tomar uma decisão!
DINHEIRO É BOM, MAS…
Os investidores também devem agregar valores ao negócio, além de somente fornecer dinheiro. É preciso ir além! Investigue como eles poderão apoiar o seu negócio, no que se refere a:
participação em decisões estratégicas
conhecimento técnico do produto, setor de atuação ou gestão
networking / abertura de novas redes de relacionamento
conexões com potenciais clientes
conexões para contratações chave
estruturação da governança
mensuração de impacto
planejamento de novas rodadas e atração de mais capital
Com o dinheiro na conta e uma certeza na mente, é só pôr a mão na massa, suar a camisa e elevar o patamar de empresa.
O conteúdo deste post foi extraído do blog Quintessa e do e-book FINANCIE SEU SONHO: GUIA ENDEAVOR DE ACESSO A CAPITAL PARA EMPREENDEDORES.
Compartilha com um amigo empreendedor!