Saudações, meus queridos!
Como vocês podem perceber, Papai Hennão hoje está muito bem caracterizado, para ensinar sobre Gestão de Excelência.
O conceito diz respeito à promoção da melhoria contínua dos resultados, de forma lógica e sustentável — conforme os padrões das melhores organizações do mundo!
Quem estiver mais apto a atender à cadeia de valor, ingressará em um ciclo positivo, e reunirá forças para vencer os concorrentes.
E o que eu quero pra vocês, meus fii?...
A VITÓRIA, uai! Cola comigo que vai dar bão!
SE FOR FAZER, FAZ DIREITO
Clientes, fornecedores, parceiros, sócios, acionistas e franqueados — todos os atores da cadeia — desejam soluções rápidas e com alto grau de eficiência.
Processos burocráticos e de baixa produtividade direcionam as organizações à ruína. E a baixa performance, é lógico, gera prejuízos!
Ao satisfazer as expectativas dos fornecedores, a empresa encontrará condições melhores para fechar acordos, o que refletirá em mais recursos para contratos futuros.
CHEGUE MAIS LONGE!
As empresas passam por diferentes estágios de evolução.
No começo, adquire-se a capacidade de gerir, sistematizando-se as práticas administrativas.
Em seguida, busca-se a gestão de qualidade. A partir de então, é possível ir além, e alcançar patamares de classe mundial.
A gestão de excelência envolve o quão longe se consegue chegar. Trata-se de algo essencial, diante da perspectiva de forte competição no mercado e de demandas cada vez mais complexas.
Os padrões das melhores organizações do mundo sofreram fortes mudanças de paradigma. Veja alguns dos parâmetros mais modernos:
VISÃO SISTÊMICA
Diversas partes influenciam os resultados. É preciso entender a posição dos fornecedores, acionistas, clientes, parceiros e demais elementos do ecossistema, criando melhores condições para gerar valor para os interessados e oportunidades para o negócio.
FIDELIZAÇÃO DO CLIENTE
Os negócios devem ser centrados nos clientes, já que um dos fundamentos da gestão de excelência é o compromisso com a satisfação dos destinatários. Eles devem colher os frutos da mudança de postura da organização.
GESTÃO DE PESSOAS
A preocupação também abrange os colaboradores da organização, especialmente com vistas a reduzir a lacuna entre as competências necessárias e as existentes. Líderes devem guiar a empresa em direção à concretização de seus objetivos.
MENSURAÇÃO DE RESULTADOS
Alcançar a geração de valor requer a estruturação de um sistema de indicadores de desempenho que capture a realidade da empresa de maneira objetiva e permita a mensuração dos efeitos das medidas implementadas.
CULTURA ORGANIZACIONAL
Como os reflexos dos valores, hábitos e costumes são sentidos em toda a cadeia de valor, a gestão de excelência precisa identificar quais desses elementos podem impactar nos objetivos e nas estratégias empresariais. A partir de então, promovem-se os aspectos positivos e minimizam-se os negativos, fortalecendo a cultura organizacional.
SUSTENTABILIDADE
Outro ponto positivo é a busca pelo uso dos recursos de modo sustentável, ou seja, que possa ser mantido no longo prazo. Isso passa pela economia do consumo interno e também inserção de soluções no mercado que incorporem essa ideia.
REPUTAÇÃO EMPRESARIAL
Por si só, a sustentabilidade e o atendimento das partes interessadas têm potencial para influenciar positivamente a imagem da organização. Mas a gestão de excelência vai um pouco além, e gera processos identificados com a construção e a manutenção da reputação da empresa.
Este conteúdo foi extraído do e-book Gestão de Excelência — um guia completo para implementar na empresa, da FNQ — Gestão para transformação
Comments