Buscar
  • Henne Danif

HORA DO ATAQUE




Saudações ao meu exército de empreendedores!

Papai Hennão devidamente paramentado, mais uma vez, e avançando na conversa sobre a captação de recursos. Depois de ter uma captação engatilhada, é hora atacar, certo?

Para ultrapassar essa trincheira, porém, você precisa de atenção para não pisar em um campo minado. Aí crescem as chances de pintar uma negociação favorável.

É pra capitanear vocês que eu tô aqui, meus fiii! Bora aprender!



ARME SUA BARRICADA

Algumas formas de captação necessitam de preparação e esforços bem maiores, dependendo do risco envolvido para o investidor.

Um banco irá pedir muito menos garantias do que um investidor de risco, por exemplo, afinal ele possui muito mais garantias de que irá receber seu dinheiro de volta, incluindo juros.



TIRO CERTEIRO

Você não deve se atirar de qualquer jeito para conseguir dinheiro o mais rápido possível. Existem vários bancos, e várias linhas de crédito disponíveis no mercado, sendo que algumas podem ser bem mais vantajosas do que outras.

A primeira pergunta que deve ser feita é: a quais linhas de crédito eu tenho acesso? Isso depende de vários fatores, como o tamanho da empresa, o mercado em que ela opera, a saúde financeira e o seu histórico de crédito.



MIRA APURADA

Um empréstimo bancário é relativamente rápido, e existem muitos bancos no mercado. Então, não tenha pressa. Uma pesquisa aprofundada é crucial para se encontrar a melhor opção.

Faça uma planilha com todos os bancos com que irá falar, e liste as condições oferecidas. Não caia na armadilha de pegar o empréstimo no seu banco atual só porque você tem uma boa relação com o gerente.



CARTÃO BNDES: SEU ALIADO

As linhas de fomento ajudam a fugir dos altos juros, pois servem para impulsionar atividades de interesse do Governo. O processo é um pouco mais demorado, mas as taxas valem a pena.

Fique atento aos editais. Existem várias linhas de fomento disponíveis no BNDES, que variam de acordo com a necessidade de sua empresa, incluindo: capital de giro, aquisição de máquinas, investimento em tecnologia, entre outros. Use o simulador MAIS BNDES.



Entre todas as soluções oferecidas pelo BNDES, a mais simples é o Cartão BNDES, que funciona como um cartão de crédito. É possível ter o cartão mesmo sem pegar um financiamento — você pode usá-lo somente quando for necessário.

O conteúdo deste post foi extraído do e-book FINANCIE SEU SONHO: GUIA ENDEAVOR DE ACESSO A CAPITAL PARA EMPREENDEDORES.

Compartilha com um amigo empreendedor!





0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo